Buscar
  • Mateus Cosac

Morning Call - 24/06/2021

Ontem: Ativos domésticos chegaram ao final da sessão com variações estreitas, depois da forte movimentação da vespera, quando refletiram a ata hawkish do Copom. Dólar e juros futuros curtos mostram leve alta, com a fala do presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic. Ele disse que o banco central dos EUA pode decidir desacelerar suas compras de ativos nos próximos meses, em um tom mais incisivo do que o viés ameno de Jerome Powell na véspera. Ainda assim, o dólar se estabeleceu abaixo de R$ 5,00 e foi à mínima de R$ 4,93 mais cedo, depois que o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o câmbio de equilíbrio ainda é bem abaixo do patamar atual e que deve descer mais. Ibovespa caiu com empresas vinculadas ao cenário doméstico, em contraponto a ganhos das ações ligadas a commodities. Índices de NY também tiveram oscilações modestas. Na política, ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, anunciou pedido de demissão.


Hoje: Mercado pode reagir ao relatório trimestral de inflação, que será seguido por falas de Campos Neto e Kanczuk. Inflação ainda será tema do CMN, em meio à expectativa de parte do mercado de uma redução da meta de 2024. Curva de juros precifica alta de mais de 100 pontos em agosto e Selic de 7,5% no fim do ano após ata hawkish na última terça. Na véspera de um IPCA-15 que deve vir salgado, juros futuros ainda devem refletir o leilão do Tesouro. Juros também são foco nos EUA antes de novas falas de dirigentes do Fed e indicadores de atividade. Otimismo econômico e confiança na moderação do banco central americano ajudam a sustentar as bolsas, moedas emergentes e petróleo nesta manhã, mas outros mercados estão mistos, com minério de ferro e grãos em queda. Na política, caso Covaxin pode reanimar a CPI da pandemia. Câmara conclui aprovação de MP que aumenta tributação de bancos e STF pode voltar a analisar autonomia do BC. Avanço da vacinação não impede recorde de casos da Covid. No corporativo, Banco Inter tem encerramento do bookbuilding e definição do volume na oferta.


Bom dia

Posts recentes

Ver tudo

Morning Call - 30/07/2021

Ontem: A sinalização de Jerome Powell na quarta-feira de que o Fed não teria pressa em reduzir os estímulos e em elevar os juros nos EUA continuou ecoando nos mercados e foi reforçada por dados piores

Morning Call - 29/07/2021

Ontem: A fala do presidente do Fed, Jerome Powell, considerada pelos mercados como dovish, deu rumo firme de queda ao dólar e de ampliação do avanço do Ibovespa, após decisão de manutenção dos juros.

Morning Call - 28/07/2021

Ontem: Investidores cravaram mais fichas nas apostas de alta de 1 pp na Selic na semana que vem pelo Copom e os juros futuros protagonizaram mais uma rodada de avanço, enquanto instituições financeira