Buscar
  • Mateus Cosac

Morning Call - 21/06/2021

Sexta: Depois dos sinais hawkish do banco central americano na quarta-feira, quinta foi a vez de o presidente do Fed d St. Louis, James Bullard, reforçar o recado de alta de juros mais cedo do que o esperado. Ele disse que pode ser apropriado para o Fed começar a elevar as taxas no próximo ano, dada uma previsão de inflação acima da meta de 2%. Com isso, a moeda americana se fortaleceu, o índice dólar estendeu a alta pelo sexto dia seguido e as bolsas caíram em NY. Os juros dos Treasuries de 5 anos subiram com Bullard, mas depois apagaram movimento. Por aqui, o dólar ficou sob pressão externa e subiu, depois de ter chegado a cair abaixo de R$ 5,00 em reação à aprovação da MP da Eletrobras. Os juros futuros estenderam a alta, com os curtos revertendo baixa vista mais cedo, em movimento que também ecoou a comunicação mais dura do BC. Precificação da curva sugere alta de 1 pp na Selic em agosto. O Ibovespa conseguiu fechar no positivo, com a força da Vale e das ações da Eletrobras, na contramão do exterior e da pressão negativa dos bancos. A alta permitiu ao índice reduzir um pouco a baixa semanal, para 0,8%.


Hoje: Mercado global indica alívio após a forte volatilidade que se seguiu à surpresa hawkish do Fed da última quarta-feira, que acabou atrapalhando a reação do câmbio ao também mais duro Copom brasileiro. Futuros das ações sobem em NY, índice dólar interrompe série de seis altas e juro dos treasuries recua. Petróleo avança com eleição de presidente linha dura no Irã, mas maioria das demais commodities recua. Minério de ferro despenca com novas ações chinesas contra alta dos preços. Mercados devem seguir muito atentos a sinalizações de autoridades monetárias em todo o mundo. Nesta segunda, Lagarde e dirigentes do Fed falam, abrindo uma semana que ainda terá Powell no Congresso dos EUA e decisão do BOE. Agenda brasileira traz Focus nesta segunda, ata do Copom amanhã, relatório de inflação na quinta-feira e IPCA-15 no dia seguinte. Bolsa ainda monitora MP da Eletrobras na Câmara, após ação da estatal disparar na sexta. Brasil supera 500.000 mortes por Covid em meio a protestos contra o governo, mas SP pode antecipar vacinação novamente.


Bom dia e boa semana a todos.

Posts recentes

Ver tudo

Morning Call - 30/07/2021

Ontem: A sinalização de Jerome Powell na quarta-feira de que o Fed não teria pressa em reduzir os estímulos e em elevar os juros nos EUA continuou ecoando nos mercados e foi reforçada por dados piores

Morning Call - 29/07/2021

Ontem: A fala do presidente do Fed, Jerome Powell, considerada pelos mercados como dovish, deu rumo firme de queda ao dólar e de ampliação do avanço do Ibovespa, após decisão de manutenção dos juros.

Morning Call - 28/07/2021

Ontem: Investidores cravaram mais fichas nas apostas de alta de 1 pp na Selic na semana que vem pelo Copom e os juros futuros protagonizaram mais uma rodada de avanço, enquanto instituições financeira