Buscar
  • Mateus Cosac

Morning Call - 16/06/2021

Ontem: Os juros futuros curtos estenderam a alta, no aguardo de decisões do Fed e do Copom. O dólar virou para a queda no período da tarde, com fluxo vendedor e também na esteira da expectativa de alta de juros, que favorece o real. Ibovespa fechou em queda marginal. Vale ficou no negativo durante todo o pregão com várias commodities metálicas em queda e problemas em complexo no Canadá. Eletrobras também pesou com notícias apontando dificuldades para votar MP que viabiliza privatização. A matéria está na pauta do plenário no Senado. Bolsas de NY cederam após aumento dos preços no atacado e queda nas vendas do varejo nos EUA. Juro dos Treasuries ficaram estáveis.


Hoje: Mercado aguarda com ansiedade o Copom, que deve abandonar o sinal de ajuste parcial da Selic e reforçar o compromisso com a meta de inflação. Alguns investidores chegaram ontem a arriscar aposta em alta de 1pp, mas a maioria segue fechada com o já sinalizado aumento de +0,75pp. A expectativa é que o BC use o comunicado, adotando um tom mais hawkish (duro), para ancorar as expectativas, o que poderia ajudar a aliviar o câmbio e a curva de juros. Antes do Copom, mercado deve reagir ao Fomc, que não deve elevar o juro americano, mas debater um plano para reduzir estímulos que pode em algum momento afetar a liquidez global. Super quarta traz também a análise no Senado da privatização da Eletrobras, ainda em meio a controvérsias a menos de uma semana da perda de validade de MP. Governo tenta evitar racionamento de energia antecipando usinas e linhas, diz Globo. Jornais ainda destacam fala de Bolsonaro sobre novo Bolsa Família de R$ 300 e plano de Guedes para acabar com o IPI, além de risco fiscal para estados com ação no STF. Ações de mineradoras recuam no exterior após China apertar campanha contra alta de commodities. Vale, que ontem já caiu quase 2%, tem nível de emergência em barragem mantido. Agenda destaca também vencimento de opções, encerramento da rolagem de swaps e IGP-10 no Brasil, além de dados de moradias nos EUA.


Bom dia a todos.

Posts recentes

Ver tudo

Morning Call - 30/07/2021

Ontem: A sinalização de Jerome Powell na quarta-feira de que o Fed não teria pressa em reduzir os estímulos e em elevar os juros nos EUA continuou ecoando nos mercados e foi reforçada por dados piores

Morning Call - 29/07/2021

Ontem: A fala do presidente do Fed, Jerome Powell, considerada pelos mercados como dovish, deu rumo firme de queda ao dólar e de ampliação do avanço do Ibovespa, após decisão de manutenção dos juros.

Morning Call - 28/07/2021

Ontem: Investidores cravaram mais fichas nas apostas de alta de 1 pp na Selic na semana que vem pelo Copom e os juros futuros protagonizaram mais uma rodada de avanço, enquanto instituições financeira