Buscar
  • Mateus Cosac

Morning Call - 12/07/2021

Quinta: A aversão ao risco voltou a imperar nos mercados na quinta-feira, penalizando especialmente ativos emergentes, diante do receio de que a disseminação da variante delta do coronavírus possa virar as expectativas de crescimento, com desmontagem das operações de reflação. O dólar chegou a subir à casa de R$ 5,31 por aqui, com real mostrando pior desempenho que os pares, fruto também do peso das tensões políticas locais, em razão das denúncias de irregularidades na compra da vacinas apuradas pela CPI no Senado. Isso levou o Banco Central a entrar com leilão de 10.000 contratos de swap cambial - todos colocados -, na primeira atuação desde março. O dólar reduziu avanço, mas fechou uma sequência de oito altas seguidas, a maior desde novembro de 2011. Os juros futuros encerraram a sessão regular também com avanço, na esteira do câmbio, depois de as taxas curtas terem chegado a mostrar alívio no início do dia com IPCA abaixo do esperado. O Ibovespa fechou em queda de mais de 1%, na mesma trajetória de perdas das bolsas americanas, com Petrobras e bancos entre as maiores influências de baixa.


Hoje: Mercado local retorna do feriado ainda em meio à tensão política doméstica. Primeiro com entrevista do comandante da Aeronáutica dizendo que as Forças Armadas não aceitarão ataques que chamou de levianos, e após Jair Bolsonaro acusar o TSE de fraude nas eleições. Isso em meio à divulgação de pesquisas Datafolha apontando alta de sua reprovação e piora no desempenho para corrida eleitoral de 2022. A fala do presidente suscitou respostas do tribunal, e do presidente do Senado. Nesta semana, seguem os depoimentos na CPI da pandemia. Mais uma vez, o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros, foi às redes sociais para pedir que seja ouvido e chamou de covardia não ter sido chamado pela comissão. BC divulga pesquisa Focus após redução das projeções para IPCA em 2022 na semana passada. Em meio ao início de estudos sobre aplicação de terceira dose contra a Covid-19, São Paulo antecipa a vacinação e anuncia a imunização de adolescentes. Petróleo cai no exterior com investidores avaliando a demanda pela commodity. Bolsas em NY bateram recorde na sexta. No campo corporativo, Petrobras inicia processo de venda de participação em bloco na Bacia Potiguar, ações da 3Tentos têm estreia prevista no novo mercado da B3 e Smartfit deve ter preço por ação em IPO definido.


Bom dia e boa semana.

Posts recentes

Ver tudo

Morning Call - 30/07/2021

Ontem: A sinalização de Jerome Powell na quarta-feira de que o Fed não teria pressa em reduzir os estímulos e em elevar os juros nos EUA continuou ecoando nos mercados e foi reforçada por dados piores

Morning Call - 29/07/2021

Ontem: A fala do presidente do Fed, Jerome Powell, considerada pelos mercados como dovish, deu rumo firme de queda ao dólar e de ampliação do avanço do Ibovespa, após decisão de manutenção dos juros.

Morning Call - 28/07/2021

Ontem: Investidores cravaram mais fichas nas apostas de alta de 1 pp na Selic na semana que vem pelo Copom e os juros futuros protagonizaram mais uma rodada de avanço, enquanto instituições financeira