Buscar
  • Mateus Cosac

Morning Call - 02/07/2021

Ontem: Os desdobramentos da CPI da Pandemia, em meio a denúncias de irregularidades na compra de vacinas, somados ao fortalecimento da moeda americana no exterior, com respaldo de dados econômicos fortes nos EUA, pressionaram o dólar e os juros futuros no mercado local. Na terceira alta seguida, o dólar teve o primeiro fechamento acima de R$ 5,00 desde 21 de junho. E o real teve o pior desempenho em cesta de 24 divisas emergentes. A bolsa igualmente foi afetada pelo ambiente político, que se somou ao impacto negativo da crise hídrica e da proposta de reforma tributária. Vale, Petrobras e Bradesco estão entre as ações que mais contribuíram para a queda de 0,9% do índice, a terceira consecutiva. Já as ações da BR Distribuidora tiveram a maior alta percentual, depois que Petrobras vendeu sua participação remanescente na empresa. Ao fim da tarde, o presidente da Câmara, Arthur Lira, disse que a reforma administrativa não mexerá em direitos adquiridos e que impeachment não se faz “em cima de depoimentos”, mas sim “em cima de materialidade e disposição política”, o que, segundo ele, “não se apresenta nesse momento, nem fora e nem dentro do Congresso”. Ministro Paulo Guedes disse ter certeza de que CPI não atingirá Bolsonaro. As bolsas de NY subiram com indicadores robustos favorecendo a rotação para ativos que podem se beneficiar mais da reabertura da economia. Dado de seguro desemprego nos EUA veio abaixo do esperado, atingindo uma nova mínima da pandemia e sugerindo que as demissões estão diminuindo, um dia antes do payroll.


Hoje: Payroll pode ditar ritmo aos mercados domésticos após dólar e juros serem pressionados na véspera por ambiente político interno, além do fortalecimento da moeda americana no exterior. Dados de emprego nos EUA darão a medida da recuperação do mercado de trabalho depois da pandemia e podem sinalizar próximos passos do Fed quanto aos estímulos. Em live semanal nas redes sociais, Jair Bolsonaro disse que o preço do combustível precisa diminuir, e voltou a criticar a CPI da pandemia e o STF. Na agenda, saem dados de produção industrial em maio -- com expectativa de alta ante mês anterior e queda a/a --, e venda de veículos. Ministério de Infraestrutura apresenta balanço de entregas de obras do 1º semestre. Campos Neto cumpre agenda fechada em São Paulo. No destaque corporativo, após vender fatia restante na BR Distribuidora, Petrobras divulga teaser para a venda da totalidade de sua participação em blocos na bacia do Paraná.


Bom dia e bom final de semana.

Posts recentes

Ver tudo

Morning Call - 30/07/2021

Ontem: A sinalização de Jerome Powell na quarta-feira de que o Fed não teria pressa em reduzir os estímulos e em elevar os juros nos EUA continuou ecoando nos mercados e foi reforçada por dados piores

Morning Call - 29/07/2021

Ontem: A fala do presidente do Fed, Jerome Powell, considerada pelos mercados como dovish, deu rumo firme de queda ao dólar e de ampliação do avanço do Ibovespa, após decisão de manutenção dos juros.

Morning Call - 28/07/2021

Ontem: Investidores cravaram mais fichas nas apostas de alta de 1 pp na Selic na semana que vem pelo Copom e os juros futuros protagonizaram mais uma rodada de avanço, enquanto instituições financeira